
Foto: Divulgação/Fraport
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (16) que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a operar parcialmente em outubro. Em uma entrevista no Palácio do Planalto, Costa Filho revelou que inicialmente o aeroporto terá 50 voos domésticos por dia. Ele também informou que a expectativa é que o aeroporto retorne à sua capacidade total até dezembro deste ano.
“Estamos planejando a reabertura parcial com 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais. Até dezembro, prevemos que o aeroporto estará completamente operacional, como era antes da enchente que afetou o estado. Nossa meta é que, a partir de outubro, as operações ocorram das 10h às 22h”, afirmou Costa Filho.

Imagem: Divulgação/x
O governo informou que a Fraport, concessionária do aeroporto, dividiu a retomada das operações em duas etapas: a primeira com a abertura de 1,7 km da pista em outubro e a segunda parte da pista, aproximadamente 2 km, em dezembro.
Costa Filho também mencionou que a empresa solicitou recursos financeiros ao governo para garantir a estabilidade financeira durante a reabertura do terminal. “A Fraport solicitou R$ 700 milhões às seguradoras. Parte desse valor já foi confirmada pelas seguradoras. A concessionária está buscando recursos para cobrir despesas que as seguradoras não podem arcar”, explicou o ministro.
Um estudo encomendado pela Fraport revelou que 75% da pista do aeroporto foi afetada pelas enchentes e precisará passar por reformas.









